A nossa história
HOMEBOX, uma história de sucesso "Feita em França"
Self-storage é uma atividade com origem nos Estados Unidos nos anos Setenta para responder a um forte aumento da mobilidade das populações americanas. Dedica-se tanto a particulares em busca de espaços de armazenamento além das suas casas, como a profissionais que procuram zonas de entreposto complementares às suas instalações comerciais. Nos anos Noventa, o forte desenvolvimento do mercado americano demonstrou rapidamente o potencial do setor. Nicolas Rousselet, tomando conhecimento do sucesso deste conceito numa sua viagem aos Estados Unidos, criou a primeira empresa francesa a lançar um serviço de self-storage. Em 1996, no coração de Paris, é inaugurado o primeiro centro na Place Boulnois, no 17º arrondissement.
Nascera a HOMEBOX!
Hoje em dia, a história continua na Europ
Líder do setor de self-storage em França, a HOMEBOX está presente em todo o território, tanto nas grandes cidades como nas zonas menos populosas. A rede de centros é dotada de uma malha territorial densa e única no mercado francês do self-storage. Desde 2015 que a HOMEBOX continua a escrever a sua história desenvolvendo a sua oferta no mercado europeu com a abertura de um primeiro centro na Alemanha.
A rede conta atualmente com mais de 160 centros de armazenamento na Europa: 128 em França e cerca de 30 em Espanha, Andorra, Alemanha, Suíça e Portugal. A HOMEBOX é atualmente a marca com maior crescimento no mercado, abrindo quase vinte novas lojas por ano na Europa.
Uma marca decididamente empenhada
Atualmente, a ambição da HOMEBOX é: tornar-se uma N.º 1 responsável.
A HOMEBOX está empenhada num forte compromisso social porque colocar as pessoas no centro da sua identidade faz parte do seu ADN. A marca estabeleceu fortes parcerias com várias associações sobre questões como a inclusão, a diversidade e a luta contra a precariedade.
Ajudar e apoiar as autoridades locais e regionais através da construção de edifícios que funcionem de forma mais económica e promovam as energias renováveis são parte integrante das nossas missões atuais e futuras. Para a marca, a adoção de ações concretas, éticas, empenhadas e responsáveis é uma prioridade na sua estratégia de desenvolvimento.
HOMEBOX, uma história de família
A HOMEBOX é uma verdadeira empresa familiar, pertencente ao Grupo Rousselet.
O Grupo foi fundado em 1960, quando André Rousselet comprou a empresa G7 e revolucionou o negócio dos táxis com a central de rádio que põe em contacto os motoristas de táxi com os clientes. Nascera o Grupo G7! Atualmente e ao longo dos últimos 27 anos, a empresa tem sido presidida e dirigida por Nicolas Rousselet. O Grupo G7 passa por um forte crescimento na sua atividade principal histórica e uma diversificação bem sucedida das suas atividades.
A partir de 2016, o Grupo G7 transforma-se no Grupo Rousselet, que assenta num modelo de desenvolvimento forte, caracterizado por um espírito empresarial audaz, valores profundamente humanistas e um apelo constante à inovação tecnológica. Nesse sentido, o Grupo realiza importantes transformações, designadamente digitais, para responder às novas utilizações dos franceses, sobretudo nos setores da mobilidade e do storage.
Líder em França e na Europa nos serviços de mobilidade e de storage, o Grupo Rousselet reúne hoje em dia uma dezena de empresas distribuídas em 3 divisões que geram um volume de faturação na ordem dos mil milhões de euros:
- A Mobilidade (G7, Ada, G7 Taxi Services, Taxirama e Gamma Solutions)
- O Storage (HOMEBOX e Novarchive)
- Os Serviços de Apoio (Pragmatik, Serenis e Sevenity)
A divisão Mobilidade reúne a G7 e a G7 TAXIS SERVICES, respetivamente líderes europeus de rádio-táxi (10 000 filiais, mais de 17 milhões de viagens por ano) e do serviço de táxis (800 licenças e veículos, equipamentos inovadores), e a ADA, líder francês do aluguer de veículos comerciais (1 000 pontos de venda).
A divisão de storage (armazenamento)/logística reúne várias marcas, incluindo a HOMEBOX, líder de mercado de self-storage com quase 500 000 m² de espaço de armazenamento e 150 centros na Europa, e a NOVARCHIVE (30 000 m² de espaço de arquivo).
Situada em Clichy desde 1972, a sede emprega 350 pessoas e o Grupo conta com cerca de 900 colaboradores em França e na Europa. O desenvolvimento do Grupo assenta numa visão de empresa responsável e sustentável, quer ao nível das suas equipas, das questões ambientais e sociais, quer da sua abordagem financeira.